quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Use seu cardápio a favor da beleza


Alimentação
Use seu cardápio a favor da beleza.
Saciar a fome é só o começo, escolha alimentos que fortalecem pele,cabelos e unhas.
Para você, ter cabelos sedosos, unhas fortes, pele bonita e bumbum livre das celulites é sinônimo de uma eficiente (e de preço salgado) combinação de tratamentos estéticos?
Nada disso! Recheando suas refeições com os alimentos certos, dá para conquistar todos estes objetivos de uma maneira deliciosa.
(Faça nossa avaliação nutricional gratuita e monte o cardápio certo para atingir seus objetivos).
A nutricionista clínica funcional, Daniela Jobst, explica que, por meio de exames e histórico pessoal de cada paciente, é possível identificar desequilíbrios na alimentação e situações emocionais que alteram o organismo, refletindo na beleza física.
(Os avanços nos tratamentos estéticos também podem ser seus aliados ). A pedido do Minha Vida, a especialista fez uma prévia do que alguns alimentos são capazes de fazer pela sua beleza. Segundo Daniela, se as recomendações forem seguidas corretamente, os resultados começam a ser notados dentro de três meses.
Cabelos e unhas impecáveis Para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos. Isso porque Eles são formados pelo mesmo tecido, compostos por queratina, um tipo de proteína produzido pelo organismo , esclarece a nutricionista. A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas.
Aveia, cevada e salsa são mais participantes do prato de quem quer manter cabelos brilhosos e unhas fortes. O ponto comum entre eles é que são ricos em silício, nutriente presente no colágeno, responsável pela estruturação das cartilagens e tecidos, entre outras funções. As oleaginosas, como castanha, amêndoas e nozes, desempenham o mesmo papel, pois contêm outro nutriente colaborador da estruturação das unhas e dos cabelos, o selênio.
Já a biotina é aliada dos que lutam contra a queda dos fios, por estimular a síntese capilar. A vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no fígado e nos pães. Eu sempre aconselho o paciente a fazer um mix desses alimentos. Inserir as castanhas, amêndoas e nozes no cereal matinal, consumir um bife médio de carne vermelha no almoço, e um ovo cozido no jantar , exemplifica a especialista em nutrição funcional.
Celulite com dias contados A celulite nada mais é que um processo inflamatório da pele. Por isso, as mulheres que sofrem com os furinhos devem recorrer a alimentos antiinflamatórios , afirma Daniela Jobst.
(Veja a lista completa de alimentos que favorecem o aparecimento de celulites). Na lista dos alimentos com tal atuação, estão os ricos em ômega-9 e ômega-6,
como azeite e castanha, respectivamente. Os ricos em vitamina E (também encontrada nos óleos vegetais e sementes) são bons exemplos de alimentos com efeito antiinflamatório.
A lima da pérsia e a melancia também destacam-se no cardápio anticelulite, por ter ação desintoxicante. Elas contêm substâncias que ativam as reações de desintoxicação realizadas pelo fígado , ressalta a especialista.
Alimentos amarelos e alaranjados são mais combatentes dos furinhos causados pelo acúmulo de gordura. De acordo com a nutricionista, os efeitos começam a ser notados depois que os alimentos responsáveis pela desinflamação da pele já fizeram seu serviço. Esses alimentos fornecem boas doses de vitamina A, nutriente que ajuda na renovação de tecidos .
Para o sucesso ser garantido, Daniela aconselha a inserir pelo menos uma porção diária das frutas e acrescentar os demais ingredientes citados durante as refeições principais e intermediárias, sempre que possível.
Livre-se das rugas, antes que elas apareçam Rechear as refeições de alimentos formadores de colágeno deve ser a estratégia de quem quer prolongar o aparecimento das rugas, já que eles ajudam a deixar a pele mais rígida.
Laranja, morango, limão e acerola fazem parte do time desses alimentos. A responsável pela estabilização da estrutura do colágeno em tais frutas é a vitamina C. O cobre e o manganês também participam da síntese de colágeno e podem ser encontrados na soja, amêndoa, feijão, lentilha, nozes e grão-de-bico.
Contar com uma mãozinha dos alimentos fotoprotetores, ou seja, que protegem a pele dos raios UVA e UVB, também é importante para manter a pele bonita. Para isso, inclua tomate, cenoura, mamão, abóbora e outros alimentos amarelo-alaranjados no seu menu. Mantenha estes alimentos nas refeições principais para desfrutar dos nutrientes.
O segredo é não deixar o cardápio monótono , aconselha Daniela.

Fonte:Minha Vida-Dieta,Alimentação e Saúde